Carrinho de Compras 0

More Views

CENTRÍPETO/CENTRÍFUGO, Gema Rupérez

Disponibilidade: Disponível

600,00 €
Centrípeto / Centrífugo, 2018
vídeo
55’’

ed. de 12
_
O trabalho de Gema Rupérez gira em torno do desejo de sobrevivência, o confronto e a luta pelo poder hegemónico, a instabilidade, a vulnerabilidade e a frustração. Através de diferentes meios, como a instalação, a fotografia, o vídeo ou o desenho, Gema Rupérez reflecte sobre o poder ou a incapacidade de se comunicar e sobre as distopias da sociedade contemporânea.

Em Centrípeto/Centrífugo, 2017 (vídeo e fotografia) dois aros amarelos rolam sobre um tapete virgem de cinza deixando, cada um, marcas da sua passagem, e interferindo progressivamente com o território um do outro.

Centrípeto/Centrífugo pertence à série Conversaciones (Conversas) que Gema Rupérez iniciou em 2015 e faz parte da investigação do seu mais recente projecto, Líneas de Resistencia (Linhas de Resistência) - uma aproximação artística aos desertos demográficos no território, que valoriza o vazio como elemento criativo e que reflecte sobre a superfície abandonada enquanto cenografia performativa. Uma forma de pensar linhas imaginárias como construtores contingentes, contrastando-os com a natureza primitiva, por forma a provocar um debate em torno da dimensão humana dos territórios, espaços inter - subjetivos e fronteiras.