EM CURSO

EM CURSO

 

 MAGDA DELGADO  | DEPOIS DO ABISMO : ORDEM E CAOS
21.03.2019 - 15.05.2019
INAUGURAÇÃO: 21 MARÇO, 19H00 - 22H00
+ infopress release 
 
 
DO NEGRO AO NEGRO E A OBRA IMPOSSÍVEL
Carlos Vidal
 
Dos desenhos, pinturas, fotografias e gesso (negro, sempre negro de onde emergem linhas ou formas cor-de-rosa), surgem, em movimento circular, sinais de fim e recomeço da civilização, humana, demasiadamente humana. 
Vejamos: o humano, a civilização no fundo, extingue-se inevitavelmente – ora isso entendemos, porque esta é a Obra do Homem, a sua própria extinção, mas esta Obra contém também um desejo (continuar sem descrição, norma?): portanto, um poliedro cor-de-rosa fica escondido num livro (que é aqui um “livro de artista” – e desaparecerá tudo menos a arte e a linguagem?), e esta forma geométrica assinala um reinício, ou o que resta para haver reinício (a autora fala em “reset”), e a este momento junta-se a linguagem (nova?) com que todos os animais se entendem, diversamente da Babel humana. 
Mas, e o poliedro? 
Quem o colocou no livro, neste livro do reinício dos mundos? E quem, no fundo, deseja o reinício? Não o saberemos.
Ou seja, o Homem não deseja perpetuar-se, ele termina em negro e sem luz solar (ver pinturas, polaroids e livro), e é desde os animais (com acesso à linguagem) e de uma luz rosa que tudo ressurge, porque os Homens não controlam este novo emergente entendimento.
Os novos seres libertam-se de uma espécie de “maldição” (o estabelecimento do pensar) gizada por Rousseau: se se nasce dos ou com os saberes, deixa-se de ser humano, livre, “cidadão” e tudo volta ao mesmo ponto, do negro ao fim. Depois da destruição, ou da “obra ao negro” alquímica (que é a arte), depois da “obra ao branco” e “ao vermelho”, o chumbo (e muitas destas pinturas têm o “peso” do chumbo) transmuta-se em ouro. 
Mas esta exposição é um pouco diferente da citada aventura “científica”, a sua teogonia negra faz que daí surja ordem e caos (e, em Hesíodo, é o caos que gera a noite), e do caos o impossível. 
Impossível para nós, mas talvez possível para o desconhecido imaginário que daqui desponta, deste “silence des bêtes” (Elisabeth de Fontenay) ou desta “perfeita imperfeição do negro” (Badiou). Imaginário e mundo novo onde tudo continua sem ser visto. Por isso será novo e inédito. Nova visão. E é muito importante que aquilo que vem e virá já não seja “Obra”. Regra, medida.










Set Descending Direction

   

  1. "Ordem I", 2019 Pastel, grafite e acrílico sobre Polaroid 10,8 x 8,8 cm _ moldura : 21,5 x 17 x 4 cm Mais informação
  2. PAISAGEM NEGRA IV, 2019 pastel de oleo sobre papel de desenho Arches 300 g 56 x 38 cm Mais informação
  3. PAISAGEM NEGRA V, 2019 pastel de oleo sobre papel de desenho Arches 300 g 56 x 38 cm Mais informação
  4. PAISAGEM NEGRA VI, 2019 pastel de oleo sobre papel de desenho Arches 300 g 56 x 38 cm Mais informação
  5. PAISAGEM NEGRA VII, 2019 pastel de oleo sobre papel de desenho Arches 300 g 56 x 38 cm Mais informação
  6. BIS ZUM ENDE DER NACHT, 2019 intervenção sobre objet trouvé 56 x 38 cm Mais informação
  7. CAOS I, 2019 tinta da china, acrilico, guache e pastel sobre papel arches 300g 76 x 56 cm _ moldura: 79 x 59 x 4 cm Mais informação
  8. CAOS II, 2019 aguarela, tinta-da-china, guache, pasta de grafite e pastel seco sobre papel de desenho colado sobre papel de desenho 200 g 31 x 24 cm _ moldura: 42 x 32 x 4 cm Mais informação
  9. CAOS III, 2019 guache, caneta de acetato e pastel seco sobre fabriano artistico 300 g 20 x 20 cm _ moldura: 28 x 28 cm Mais informação
  10. CAOS IV, 2019 acrilico, tinta-da-china, guache sobre fabriano artistico 300 g 20 x 20 cm _ moldura: 28 x 28 cm Mais informação
  11. LUZ, 2019 lampada, fio eléctrico revestido a tecido, ficha pintada a acrílico, cobertura de casquilho de silicone Mais informação
  12. ORIGEM, 2019 acrilico, guache, têmpera, pasta de grafite, lapis de grafite sobre gesso montado em caixa de madeira e lã 27,5 x 22,5 cm Mais informação
  13. DEPOIS DO ABISMO, 2019 folhas dactilografadas e caneta sobre papel 12 folhas A4 Mais informação
  14. ACERCA DO DISTANCIAMENTO DA NATUREZA EM RELAÇÃO AO HOMEM, 2019 Polaroid Originals 600 108 mm x 88 mm (serie de 6) Mais informação
  15. PAISAGEM NEGRA III, 2019 pastel de oleo sobre papel de desenho Arches 300 g 56 x 38 cm Mais informação
  16. PAISAGEM NEGRA II, 2019 pastel de oleo sobre papel de desenho Arches 300 g 56 x 38 cm Mais informação
  17. ORDEM II, 2019 Acrílico sobre Polaroid mini 8,6 x 5,4 cm _ moldura: 14,8 x 11,9 x 4 cm Mais informação
  18. ORDEM III, 2019 Pastel, grafite e acrílico sobre Instax Mini 8,6 x 5,4 cm _ moldura: 14,8 x 11,9 x 4 cm Mais informação
  19. ORDEM IV, 2019 Pastel, carvão e grafite sobre Polaroid 10,8 x 8,8 cm _ moldura : 21,5 x 17 x 4 cm Mais informação
  20. PAISAGEM NEGRA - ORDEM E CAOS, 2019 oleo e tinta da china sobre linho puro 40 x 26, 5 cm Mais informação
  21. ORDEM E CAOS, 2019 acrílico e verniz sobre cartão, feltro e lã 25,5 x 23 cm Mais informação
  22. A NATUREZA FRACTAL DO UNIVERSO SEGUNDO FIBONACCI I, 2019 acrílico, lápis de cor e tinta da china sobre linho 40 x 30 cm Mais informação
  23. A NATUREZA FRACTAL DO UNIVERSO SEGUNDO FIBONACCI II, 2019 acrílico, lápis de cor e tinta da china sobre linho 40 x 30 cm Mais informação
  24. AURORA - A NATUREZA FRACTAL DA LUZ SEGUNDO MANDELBROT, 2019 acrilico e tinta da china e linha de bordar de algodão sobre linho 23 x 18 Mais informação
  25. AURORA I, Magda Delgado acrilico e tinta da china sobre linho puro 18 x 10 cm Mais informação
  26. AURORA II, Magda Delgado acrilico e tinta da china sobre linho puro 18 x 10 cm Mais informação
  27. AURORA III, Magda Delgado acrilico e tinta da china sobre linho puro 18 x 10 cm Mais informação
  28. AURORA IV, Magda Delgado acrilico e tinta da china sobre linho puro 18 x 10 cm Mais informação
  29. PAISAGEM NEGRA I, 2019 pastel de oleo sobre papel de desenho Arches 300 g 56 x 38 cm Mais informação
  30. O ÚLTIMO NEGRO, 2019 acrílico sobre instantâneo 8.6 x 10.8 cm (díptico) Mais informação
Set Descending Direction